Parabéns GNOME

Um dos mais famosos ambiente gráficos para Linux completa hoje 10 anos
O GNU Network Object Model Environment, mais conhecido por GNOME, nasceu em 15 Agosto de 1997. Foi um projecto iniciado pelo Mexicano Miguel Icaza com a colaboração de Federico Mena cuja ideia foi de criar um conjunto gratuito e completo de aplicativos e ferramentas para desktop, simples e eficiente inteiramente livre para sistemas livres, sendo este baseado no espírito Universal do Software Livre que dá ao utilizador vários direitos tais como:

->O direito de utilizar o software.
->O direito de redistribuir o software: se temos um componente de Software Livre, podemos compartilhá-lo com outro (nenhuma taxa de licença é requerida).
->O direito de aprender o software.
->O direito de alterar o software (todo o código fonte, arquivos de dados e imagens). Por exemplo, qualquer utilizador pode melhorá-lo, estendê-lo, reduzi-lo, consertar problemas, aprender ou experimentar.
->O direito de redistribuir suas versões modificadas do software. Isto significa que podemos pegar no software para modificá-lo e distribui-lo por qualquer pessoa.

Estes direitos e liberdades estão no núcleo do projecto GNOME e contribuem para que o Software livre seja de uma grande qualidade e fiabilidade, tendo uma evolução muito rápida sendo os problemas (bugs) quase reparados de imediato.

O GNOME foi escrito originalmente na linguagem de programação C. Logo depois um grande número de linguagens foram encorpando o GNOME e suas aplicações, por exemplo, linguagens como: C++, Ruby, Python, Perl e muitas outras. No lugar do Qt, o GTK foi escolhido como a base para desenvolvimento do GNOME. A licença é a GNU GPL General Public License (GPL).

Fonte: Victor Ruas Blog

0 Responses to “Parabéns GNOME”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: