Linux ou BSD? Quais as diferenças?

O artigo desta vez mostra-nos algumas diferenças entre estes 2 sistemas operativos, embora a base seja a mesma (ou praticamente a mesma) existem algumas diferenças que podem ajudar o leitor a decidir qual o que pretende instalar. Não pretendo dizer que um é melhor que o outro de modo a influenciar na sua escolha, apenas pretendo mostrar algumas diferenças que acho relevantes.

 

  • Linux usa o GNU General Public Licence (GPL) que permite ao utilizador modificar o seu kernel e distribuir o mesmo, no entanto o utilizador tem que disponibilizar ocódigo fonte. O BSD usa outro tipo de licença, que refere que se o utilizador modificar o kernel e o distribuir, o utilizador não tem que disponibilizar o código todo, ou seja, o código só é disponibilizado se assim o pretender.
  • Enquanto que o código do BSD não é controlado por uma pessoa (ou entidade), mas sim por uma equipa que gere o projecto. Já no Linux é maioritariamente mantido e controlado pelo seu criador, Linus Torvalds.
  • Ambos os sistemas são baseados em UNIX, mas não seguem a sua linha. O Linux foi escrito por Linus Torvalds, o BSD (Ou “Berkeley Software Distribution“) foi inicialmente criado devido a muitas modificações, desenvolvidas na Universidade da Califórnia, Berkeley (daí o seu nome). Se quisermos olhar mais de perto, podemos observar que o BSD é muito semelhante ao UNIX pois segue estritamente as diretivas do UNIX “tradicional”, enquanto o Linux é baseado numa das diretivas do UNIX, o Minix.
  • Tecnicamente, o Linux é o seu kernel. Uma distribuição de Linux não é nada mais do que o kernel mais as aplicações. Se pretende instalar o Linux no seu computador, escolha uma das muitas distribuições existentes (há para todos os gostos e fins). Por outro lado, se pretende instalar o BSD, você instala o kernel e um sistema operativo. Portanto, se instalar um FreeBSD, instala não só o FreeBSD como um sistema operativo completo.
  • Desde que o BSD foi desenvolvido usnado o sistema Ports os utilizadores instalam o mesmo conteúdo quer do source quer dos binários (package).
  • O BSD normalmente não usa o “sistema” chamado de “Bleeding Edge”. Por outro lado, o Linux tem muitas distribuições usando tal sistema. Se escolher um sistema “bleeding edge” terá, como se costuma dizer, uma atualização a cada final de dia.
  • Se pretende um sistema operativo a correr numa máquina acabada de montar, a aposta recaí sobre o Linux, uma vez que este suporta o novo hardware muito mais cedo que o BSD. Atenção que não quer dizer que um seja melhor que o outro, apenas o Linux é o “primeiro” a suportar o hardware.

 

Com estes pontos espero ter ajudado na escolha do seu novo sistema operativo. Mais uma vez repito o que referi mais acima, não pretendo dizer que A é melhor que B (ou vice-versa), apenas quero mostrar algumas diferenças.

0 Responses to “Linux ou BSD? Quais as diferenças?”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: